O canto V simboliza a superação pelos portugueses do medo do “Mar Tenebroso”, das superstições medievais que povoavam o Atlântico e o Índico de monstros e abismos. Adamastor é uma visão que existe só nas crendices dos portugueses. É contra seus próprios medos que os navegadores triunfam. No plano lírico é um dos pontos altos do poema, retomando dois temas constantes da lírica camoniana: o do amor impossível e o do amante rejeitado. Adamastor, um dos gigantes filhos da Terra, apaixonou-se pela nereida Tétis. Não correspondido, tenta tomá-la à força, provocando a cólera de Júpiter, que o transforma no Cabo das Tormentas, personificado numa figura monstruosa, lançada nos confins do Atlântico.
quarta-feira, 25 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Adorei o blog! A equipe soube sintetizar o capítulo abordado, além de ter colocado citações do próprio livro para comprovar o que estava sendo falado!
Parabéns !
^^)
Mayara
Tb gostei mt do trabalho da equipe azul, e cm may falou teve grande capacidade de sintetizar o asunto, e cm nas outras equipes as passagens ajudarm mt na compreençâo, Mt bom o trabalho de vcs!
Morganna Carvalho
xD
Nós, do *GrUpO RoSa*, gostamos bastante do conteúdo, apesar de que o tamanho da letra atrapalhou bastante na hora da leitura.
Falaram muito bem do episódio do Gigante Adamastor, que é o mais rico e complexo do poema, onde tanto Vasco da Gama como o Adamastor aparecem como narradores e personagens.
E a equipe soube resumir muito bem a história do gigante, simplificando o texto do livro.
Outro ponto importante é que não se prenderam à Adamastor, falaram do canto V em geral.
Obrigada por tirarem nossas dúvidas,
*GrUpO RoSa*
Los Pretos- segundo as cores passadas pela professora, o site deveria ser amarelo, outra coisa é faltou fotos que ilustrassem o tema da equipe.
Fora isso, o trabalho foi bem feito, ja que explicou sobre o Canto do Gigante fazendo citações do livro no decorrer do texto.
Nossa, galerinha!
Vcs foram no ponto. Ficou legal o blog com os comentários da obra e trechos comprovando o que foi dito. Era isso mesmo!
prof. Mariucha.
Postar um comentário